A tavola (mesa) com os italianos!!

Gente!!!
Hoje vamos  falar de uma paixão Italiana … Mangiare bene (ou seja, comer bem),  a Italia é sinônimo de comer bem, uma infinidade de gostos, sabores e perfumes, é a cozinha mais renomada no mundo e propõe uma variedade inacreditável de pratos e de receitas diversas a cada cidade, província ou região.
Acredito que comer é algo bem mais complexo do que se alimentar para os Italianos, é a traduçao da cultura, uma verdadeira paixão nacional, o momento onde as pessoas compartilham seu dia, sua vida!!
De forma geral as receitas são simples, mais feitas com muita atençao a qualidade dos ingredientes e a tradição do local de onde a receita teve origem!
O dia de um Italiano adulto, que trabalha, se divide praticamente em 3 refeições principais:
La colazione –  O cafe da manha, geralmente muito simples, um cafe ou capuccino com um corneto (um tipo croissant recheado com creme ou volto (sem recheio))… confesso que acho sem graça, morro de saudades do meu mamãozinho toda manha ou de uma tapioca :).
Colazione
Sputino – Aquele lanche rápido no meio da manha, ai depende do estilo de vida da pessoa, um cafe ou uma fruta (Não difere muito do brasileiro).
Il Pranzo – Almoço , geralmente por volta das 13:00 as 15:00 horas
La Cena – Jantar, geralmente apos 20:30 horas

O almoço e  jantar  é onde estão as principais diferença da cultura italiana em relaçao à brasileira – experimente dizer a um italiano que no Brasil comemos tudo em um ùnico prato e que misturamos as comidas (tipo arroz com feijão)…. a cara de não posso acreditar nisto sera a primeira reação, depois vira a curiosidade de como agente faz isto… risos

Com o passar do tempo, fui entendo porque do susto, os Italianos comem tudo separado, por partes,  em restaurantes eu achava super comum, porem pensava que em casa a coisa seria mais simples… e não é, para almoçar ou jantar 2 pessoas são necessários no mínimo 6 pratos (bendita maquina de lavar louça !!!) …

Em um restaurante o menu,  é dividido em tres partes principais: ANTIPASTO, PRIMO PIATTO e SECONDO PIATTO. Além destas principais, encontramos no final do menu: DESSERT e DIGESTIVI , alem das bebidas e da carta de vinhos.

Antepasto

O antipasto é uma entradinha, a maioria das vezes individual, ou se você vai fazer todo o ritual de primo, secondo pode dividir tranquilamente o antispato. (depende da fome, claro!!). Em alguns restaurantes tem o antipasto della casa que trazem um pouco de cada, mas quando peço este geralmente não consigo continuar a comendo… muita comida!!

Primo Piato

O primo piatto é o carboidrato, ou seja, geralmente uma massa ou um risoto, aqui é onde praticamente cada região tem sua especialidade, é o momento bem Italiano (spaghetti, Fusili, Tagliatelle, Gnocchi, lasanha, capeletti , risotos) hummmmmmm

IMG_6938

PRIMO PIATO – SPAGHETTI CON POMODORINO I ALICE OSTERIA CHIANA

Pasta cacio e pepe

Pasta cacio e pepe

Secondo piato 

O secondo piatto seria a proteína, geralmente uma carne, um peixe, camarão, lula, destaque para a Tagliata, que é uma carne cortada em tiras, que é presença garantida em quase todos restaurantes e é muito gostosa, geralmente vem com rúcula… bommmm!!!!Tagliata (também tradicional, consta em praticamente todo menu, trata-se de uma carne maravilhosa, “tagliata” ou seja – cortada em tiras)

SECONDO PIATTO DI CARNE - RESTAURANTE VOY

SECONDO PIATTO DI CARNE – RESTAURANTE VOY

SECONDO PIATO - PEIXE  RESTAURANTE VOY

SECONDO PIATO – PEIXE
RESTAURANTE VOY

Contorno

é o acompanhamento do secondo piatto. Pode ser um prato de batatas fritas ou assadas, purê de batatas ou verduras cozidas ou grelhadas.

E claro tudo isto com paozinhos e  muita agua naturalmente gaseificada e vinhos …. sugiro experimentar o vinho típico de cada regiao que você visitar….

Em regra geral, mas que não é sempre verdade depende do peixe ou carne:

– Vino bianco para pratos à base de peixe

– Vino rosso para pratos à base de carne

Se no restaurante tiver presente um sommelier não deixe de pergunta-lo qual o vinho para “abbinamento” com o prato que você pediu, o vinho justo para a comida justa é uma das maravilhas que deve se permitir aqui na Italia.

Dessert

Sobremesa!!!

Esta na Italia, agora é a hora de comer a sobremesa mais italiana de todas o Tiramisu – feito à base de café e creme mascarpone

Eu parcialmente amo Sorbetto al limone –  quase um creme de limão que pode ser devido com ou sem vodka
E por ai vai gente, tem inúmeras  sobremesas mara, se você for passar por varias regiões, faça como o vinho, prove um a cada região…

Caffe

Uma dica, o cafezinho italiano é “inho” mesmo, se você quer algo mais próximo do nossa cafe expresso pede um cafe lungo!!!

Digestivo

Hora de um licorzinho… diz a lenda que ajuda na digestão…. será?

Buon appetito e aguardo vocês nos próximos post sobre os restaurantes que indico …Arrivederci!!!

2 Comentários em “A tavola (mesa) com os italianos!!

  1. Pingback: Restaurantes em Roma - Curtindo a ItáliaCurtindo a Itália

  2. Pingback: Restaurante a alguns metros de San Pietro- la Veranda - Curtindo a ItáliaCurtindo a Itália

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *