Alba e sua feira mundial do tartufo bianco, uma joia do Piemonte!

Gente,

Uma pena que não consigo escrever sobre o perfume desta cidade, é inexplicável, tem que vir para sentir e vivenciar , uma experiência gastronômica e cultural!!

Alba é uma cidade pequena com aproximadamente 32 mil habitantes, fica na provincia de Cuneo, na região do Piemonte,  50 Km de Torino (Turin), descrever Alba com seus vinhos, suas docerias incríveis e sua historia eu prometo fazer no próximo post, hoje vou dedicar ao Tartufo (ou em português Trufas), que faz desta cidade um lugar para ter uma experiencia gastronômica jamais imaginada, seu aroma permeia toda a cidade!!

Curtindoaitalia-tartufo-alba-piazzasanLorenzo

A pequena Alba fica gigante durante a Feira do Tartufo!

O Tartufo  é um fungo subterrâneo (que vive no subsolo) em forma de tubérculo, que vivem em simbiose com as raízes de algumas plantas, tem uma massa carnosa, coberta com uma espécie de casca . E composto principalmente de água, fibras e minerais, substâncias orgânicas fornecidos a partir da planta com a qual vive em simbiose. A forma e o tipo depende das características do solo onde cresce: solo macio irá incentivar o crescimento de um tartufo esférico, enquanto chão duro, pedregoso e com muitas raízes, incentivará uma forma irregular.

O Tartufo de Alba tem uma forma globular achatada e muitas vezes desigual, com a “casca” amarela ou ocre pálido,  é colhido a partir do fim do verão durante todo o outono até o inicio do  inverno.É um fungo absolutamente espontâneo: até à hoje não existem técnicas de cultivo.

Tartufo a venda dentro do mercado

Tartufo a venda dentro do mercado o branco de alba e o negro que é mais comum e mais barato

Na “caça” do tartufo são usados cachorros adestrado, não tem nenhum raça que seja preferida, o que os caçadores dizem que depende muito do animal, existe um mito que  os vira-latas são os melhores, mais é um assunto que ainda não existe um consenso, nem mesmo estudo sobre, o fato é que somente pela habilidade e destreza dos cachorros que esta maravilha chega as nossas mesas.

Curtindoaitalia-tartufo-alba-cao

O cachorro é muito amado nesta cidade!!

Todos os anos, nos meses de outubro e novembro (em 2015 esta acontecendo de 10/10 a 15/11), acontece a feira internacional do tartufo, um momento único para conhecer mais e degustar por toda a cidade esta maravilha da natureza!!!

Curtindoaitalia-tartufo-alba-Mercato del tartufo

 

E vamos a feira, FIERA INTERNAZIONALE – TARTUFO BIANCO D’ALBA, fica na Piazza Medford 3, Alba (CN), nos finais de semana até as 20:00 horas é possível visita-la tranquilamente, o preço do bilhete é 3 euros, click aqui e confira o calendário, o  final de semana do dia 15 de novembro marca o fim dos principais eventos da feira porém até dezembro ainda tem uma programação intensa na cidade.

Mapa-Alba-Tartufo-curtindoaitalia

A feira não é grande, quando você entra vai sentir um aroma incrível, é um local onde negociadores vão as compras, é muito interessante assistir a negociação, e claro que precisa de muito conhecimento para negociar neste mercado, os tartufos chegam a custar mais de 5000 euros o quilo!!

Curtindoaitalia-tartufo-alba-Fiera1

Uma das barraquinha que mais gostei!

Curtindoaitalia-tartufo-alba-tartufo

Promoção.. este aqui custa “somente” 4500 euros o quilo!

Curtindoaitalia-tartufo-alba-fiera3

Simples e divino!! Ovo frito na manteiga com tartufo!!

Na feira você vai visitar inumares outras barracas, com vinhos típicos da região, uma oferta incrível de salames, presuntos e queijos muito deles com tartufo na sua preparação, alem de toda uma parte de doces que são uma verdadeira perdição desta cidade.

Curtindoaitalia-tartufo-alba-formaggio1

Comprei varios deste queijo para trazer para casa… MARAVILHOSO!!

Curtindoaitalia-tartufo-alba-Fiera4

E tem sobremesa com tartufo também :)!!! E muita nocciola, (avela) outro produto maravilhoso desta cidade!!

Outra feira que eu amei (para falar a verdade gostei mais desta!!), fica na praça em frente a igreja Sao Lorenzo, é uma confusão, tem de tudo com tartufo, as barracas de queijo são incríveis e você pode degustar, os vendedores são muito simpaticos e fazem questão que você coma antes de comprar, barracas de massas com tartufos (ótimas para levar na bagagem) e  uma barraca enorme dedicada a avelã (Nocciola), esta ultima é um show cultural imperdível…

Curtindoaitalia-tartufo-alba-San Lorenzo

Feirinha na praça em frente a igreja San Lorenzo!!

 

Curtindoaitalia-tartufo-alba-Nocciola

Por toda a cidade tem musica e alegria!!

Curtindoaitalia-tartufo-alba-Gorgonzola

Divino!!!!

Onde comer?

O numero 1, sem duvida foi a Osterie dele Aie, fica fora de Alba em Via Roma, 29Castellinaldo, tel: 0173 213098 aproximadamente uns 10 km, precisa ir de carro, mas vale muito a pena, todo o trajeto é de uma paissagem incrível e a cidadezinha de Castellinaldo é uma graça. 

unnamedCurtindoaitalia-tartufo-alba-AIE entrada

 

Este restaurante tem um menu, com preço fixo de 40 euros (fui no almoço não sei o preço do jantar), neste valor você pode comer a entrada, primo (massa) , o segundo (carne, por exemplo), a sobremesa e vinhos (que são excepcionais!!), o que não é incluso neste valor é o tartufo, se você quiser comer o tartufo, você escolhe o que você quer eles pesam, deixam na sua mesa, você come o que quiser, no final fazem nova pesagem e o valor que você paga são as gramas consumidas x 4,3! (exato 1 grama custa 4,3 euros).

Curtindoaitalia-tartufo-alba-pesagem

Pesam e anotam na sua mãao!!

Curtindoaitalia-tartufo-alba-pesagem-vinho

Foram vários os vinhos que tomamos e este foi nosso preferido!! Quer levar tartufo para casa, não esqueça de comprar este “cortador” custa 10 euros e é essencial para cortar fininho!!

Vale muito a pena!!

Outro que gostei muito, foi o Bistrot Duomo, Piazza Rossetti, 3, Alba, bem mais simples em termos de gastronomia que o primeiro, mais muito bom,  pedimos uma entrada de salames que estava divina e depois o tajarin ao tartufo!! O atendimento é muito bom!!

Curtindoaitalia-tartufo-alba-Bistrot

Nossa entradinha!!

Curtindoaitalia-tartufo-alba-Bistrot-primo

hummmm… vontade de voltar para Alba…

 

Amei também a Osteria Era Nuova, Via Teobaldo Calissano, 7, tel: 0173 229051 (em frente tem uma igreja muito interessante, vou contar no próximo post) foi nosso almoço de despedida e fechou com chaves de ouro, eles tem um cardápio  sem tartufo com preço bem razoável, agora se você for como nós que queríamos comer tartufo até o último minuto, neste restaurante você tem duas opções, uma o menu tartufo que custo 80 euros e é composto de 5 pratos (até o sorvete é com tartufo!!) ou escolher o prato, e acrescentar 40 euros para o tartufo (a dica é escolher ou talharim ou ovo).

A entradinha do meu marido foi este ovo com queijo derretido e tartufo nero... estava divina!!

A entradinha do meu marido foi este ovo com queijo derretido e tartufo nero… estava divina!!

Curtindoaitalia-tartufo-alba-Osteria1

O tartufo da despedida !!

os melhores restaurantes aconselho reservar antes, a cidade é pequena e procura é imensa nesta época.

Hotel

A cidade fica lotada de gente de todo mundo, o que faz com que se você não reservou hotel com antecedência provavelmente vai ter que se hospedar nas cidades vizinhas (eu deixei para ultima hora, conseguir ficar a 8 km de Alba) .

Paissagens entre as pequenas cidades da região!! Atenção as estrada são cheia de curvas... me sentir em Minas Gerais!!

Paissagens entre as pequenas cidades da região!! Atenção as estrada são cheia de curvas… me sentir em Minas Gerais!!

Como chegar a Alba?

A opção mais simples é o trem, se você tiver em Torino, vai gastar uma media de 7 euros, de Milão em torno de 16 euros, confira no site da Trenitalia a partir do seu destino, click aqui e veja as opções de trem, se você gosta de dirigir a opção que prefiro é alugar um carro, porque próximo a Alba tem varias cidadezinhas que vale muito a pena conhecer, e tem inúmeros passeios pelas vinícolas que vou contar tudo para vocês no nosso próximo post…

Mala pronta, estômago e coração preparados? Boa feira do Tartufo para voces!!!

Quer um roteiro personalizado para sua viagem ao Piemonte, entre em contato!

Arrivederci!!

Comentário em “Alba e sua feira mundial do tartufo bianco, uma joia do Piemonte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *