Carnaval em Veneza!!!

Falta pouco!!!

O carnaval de Veneza já vai começar  dia 23/01/16  e vai até 09/02/16 , para conhecer toda a programação  Click aqui – programação oficial do carnaval de Veneza!!

Vou contar para vocês, meus eventos prediletos, minha experiência e teremos as fotos e dicas de Petiara Santos(intercambista que vive o dia a dia em Veneza).

Nossa "correspondente" :)!!! Petiara Santos no carnaval 2015

Nossa “correspondente” :)!!! Petiara Santos no carnaval 2015

Bom,  a primeira vez que fui para Veneza, foi em 2005, cheguei em plena terça feira de carnaval, gente vou ser sincera, detestei!!!

A cidade lotada, suja, não tinha nada de romântica e na minha cabeça nada de carnaval… imagina um turista que sonha a vida toda em conhecer Ipanema e chega logo depois que acabou de passar a banda de Ipanema… exatamente assim que me sentir….

Com o passar dos anos e outras oportunidades que foram surgindo descobrir uma Veneza encantadora (prefiro me hospedar em Giudecca, adoro o Hilton de la, uma vista fantástica, mas isto é assunto para outro post) e um carnaval muito diferente mas com sua magia e diversão que vale a pena ser vivida pelo menos uma vez na vida!!!

 

Quais as principais diferenças em relação ao carnaval?

Carnaval para nós brasileiros é festa, dança, blocos, escola de samba, bebida, sol e praia…
  • Primeiro, pense que aqui vai estar  frio, e Veneza por estar mais ao norte, bastante frio… ou seja mesmo que você esteja fantasiado, vai estar vestido dos pés a cabeça. Sim é carnaval, mesmo sem passar o dia todo de biquini!!!
  • Apesar da festa começar dia 23 de janeiro e terminar no dia 9 de fevereiro (em 2016), as principais festas acontecem nos dois fins de semana do carnaval.
  • As festas mais badaladas e divertidas são fechadas, com pagamento, ou seja para frequenta-las você deve se programar e estar disposto a deixar alguns bons euros por aqui.
  • Vamos dizer que o “principal” do carnaval esta no glamour das fantasias
Curtindo a Italia -carnaval_de_veneza1

A magia… o glamour…

  • As fantasias mais adotadas são as típicas Venezianas,  com a máscara de papel machê e claro, seja vestidos ou calças tudo muito quentinho, afinal o frio é tenso nesta época do ano.
  • Aquela cerveja geladinha em pleno carnaval… aqui é substituída por um espumante, um vinho ou um aperitivo… ou até mesmo um bom chocolate quente :)!!!
  • Não tem blocos com musicas nas ruas, tem grupo de pessoas fantasiadas!!

 

curtindo a italia _ carnaval_veneza

Foto Petiara- Carnaval 2015

Enfim, é diferente, e eu comecei a aproveitar e curtir quando deixei em casa a expectativa de sair atrás do trio elétrico e voltei para Veneza com a cabeça de curtir o que o carnaval de Veneza tem, sua cultura, seus costumes, sua comilança!!! Amei!! Acho que vale muito a pena!!

Meus 2 eventos prediletos:

23 e 24 de janeiro – Festa Veneziana sob as águas 

 

Curtinndoaitlaia_carnavale_veneza

Foto internet

 O Rio di Cannaregio se transforma em um palco de águas com espetáculo que encanta todos os anos milhares de espectadores, um encontro emocionante com as tradições venezianas que leva o público a uma viagem mágica, um espetáculo de luzes que refletem no canal e nos palácios.  Este evento marca a abertura do do Carnaval acontece no sábado, dia 23, às 18 horas.
No dia seguinte, às 11 horas, o evento continua, com uma verdadeira Procissão de barcos enfeitados, após a chegada dos barcos será aberto estandes gastronômico, que oferece ao público , especialidades venezianas e doces tradicionais do Carnaval por excelência: o fritole e Galani.
Fritole

Fritole – Foto internet

Para saber mais sobre as tradições gastronômicas do carnaval italiano http://curtindoaitalia.com.br/carnaval-terca-feira-gorda/

Música e entretenimento  acompanham a chegada dos barcos, e muita mais muita gente!!!!

Curtindo a Italia -carnaval_de_veneza1

Foto 2015

31 de janeiro – O Voo do Anjo

 

Curtindoaitalia_carnavale_Veneza

Foto internet

 

Meu momento predileto do carnaval de Veneza e também o mais esperado por todos, o voo do anjo,  representa um dos  momentos mais importantes e emocionante.
A Angel (Maria  vencedora do Carnaval do ano anterior) desce, conectada a um cabo, o Campanile de San Marco para o Gran Teatro.
O voo especial do Anjo marca o início dos últimos dez dias de festividades e é seguido no chão por dezenas de milhares de espectadores e câmeras de todo o mundo.
Mesmo que elas estão em total segurança, o voo é um momento particularmente emocionante por causa da altura da torre (são mais de  80 metros) e o forte vento que sopra do mar.
Os voos têm origens antigas, devido a um acidente ocorrido em 1759 o acrobata  foi substituído por uma pomba de madeira. Somente em 2001, ele voltou às suas raízes.
Mais informações sobre o voo do anjo, bem como o voo da aguia (este ultimo eu ainda não assistir), você pode acessar ao site oficial do carnaval de Veneza Programa oficial do carnaval.
Para curtir o espetáculo, esteja as 10:30 horas na Piazza San Marco!!!
Curtindoaitalia_carnavale_Veneza

Foto Petiara Santos – Carnaval 2015

As festas privadas são na minha opinião uma ótima forma de vivenciar e divertir, os preços variam muito, as mais glamourosas  chegam a custar 1.000 euros, outras 500 euros e as mais baratas 300 euros.
 Listei abaixo a que ja fui (Gran Ballo Mascheranda) e outras que tive referência, para saber todas so ir na seção festa do site oficial click aqui e veja todas as festas
Curtindoaitalia- gran ballo

Além do baile, a maioria das festas tem um jantar em uma atmosfera magica!!

 

Outra dica… Alugue sua fantasia, ou pelo menos compre uma mascara, entre no clima!!!

Eu aluguei no Venice Atelier, pode ser feito pela internet…
Curtindo a Italia -carnaval_de_veneza1
Bom carnaval, e semana que vem volta para contar do carnaval em Roma…
Arrivederci