Carnaval, a terça- feira Gorda!!!

Gente,

Uma coisa que eu amei no carnaval daqui foi o Martedi Grasso (terça-feira gorda!!), eu amo comer, acho que estou morando no lugar certo né? Pois é, até mesmo o carnaval tem sua “comida” típica e para a maioria dos italianos que conheço, celebrar a terça-feira gorda é a grande festa do carnaval!!!

Curtindoaitalia_Carnevale

A terça-feira gorda está ligada a quaresma, como é um tempo de jejum, penitência e preparação para a Páscoa, os cristãos que observam a quaresma geralmente abstem-se de certos alimentos e atividades prazerosas, concentrando-se em oração e penitência.

Como o Carnaval é seguido pela quaresma, pode ser visto como as horas finais de indulgência, antes de renúncias. Uma espécie de último grande banquete antes de se privar de algo por 40 dias.

Curtindoaitalia_dolci-carnevale

 

E o que se come por aqui em um  bom Carnaval?

Os pratos típicos do Carnaval nas diversas regiões italianas são quase todos uma “pasta”  frita, isso ocorre porque, no passado, havia muitas pessoas nas festividades então  o preparo tinha que ser  rápido e de baixo custo. Cada região tem suas próprias receitas cujas origens são muito antigas; vamos ver algumas:

CurtindoaItalia_ Frittelle-carnevale

Em Friuli podemos desfrutar le castagnole, Na Emilia Romagna  e Lombardia Tortelli doce (ou ravioli), feitos de massa folhada e recheados com geléia, frutas secas e queijo cottage vezes.

le castagnole

Curtindoaitalia_castagnole-morbide - carnavale

Em Florença la schiacciata servida com creme de chantilly. Entre as sobremesas de origem estrangeira consumido aqui estão os krapfen.

la schiacciata

 

Curtindoaitalia_SchiacciataFiorentina

Na região central da Itália são cicerchiata com mel, que atesta a antiguidade da receita. Muito similar na aparência, mas com diferenças importantes são os  napolitanos  Struffoli.  Em Nápoles são também servidos o cauzone, semelhante ao ravióli doce,  e  le zeppole (uma espécie de rosquinha frita), ciambelle com ou sem recheio,  proveniente de receitas muita antigas, para as quais se encontram as  receitas, como  uma descrição poética, em alguns livros sobre a pastelaria napolitana.

 

Struffoli

CurtindoaItalia_cicerchiata

 

O mais famoso e popular em toda a península, no entanto, são le chiacchiere, que mudam de nome, dependendo da região: são os  cenci na Toscana, sfrappole na Emilia Romagna, bugie em Liguria e em Turim; crostoli em Friuli, Trentino e no Veneto; Galani em Veneza e Verona; frappe em Roma. Parece ser de origem romana e derivam de frictilia, doces fritos preparados no período que coincide hoje com o carnaval.

 

vassoio di crostoli - maschera

Dependendo do local de produção são aromatizados com marsala, conhaque, água de flor de laranja.

Além do açúcar em pó também são cobertas com mel, chocolate, mascarpone adoçado. A forma é a de uma tira, que também pode ser atado a formar pequenos flocos.

Que tal entrar nesta folia? Um carnaval bem doce a todos vocês!!!

Curtindoaitalia_materdi grassi

Mais sobre o carnaval na Italia, leia nosso post sobre Veneza, A festa em Veneza vai começar… click aqui!!

Arrivederci!!!

Nota: As fotos deste post não são de minha autoria, foram retiradas da internet.

A foto personalizada para o blog é de autoria da designer Milla Santana.

 

Comentário em “Carnaval, a terça- feira Gorda!!!

  1. Pingback: Carnaval em Veneza!!! - Curtindo a ItáliaCurtindo a Itália

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *