Emilia Romagna, a adorável e simpática Reggio Emilia!!!

Gente,

Reggio nell’Emilia, conhecida também como Reggio Emilia, é uma cidade da região da Emilia Romagna que fica a 80 km da capital Bologna!!

Curtindo a Italia - Reggio Emilia

Vista da Cupola do Duomo!

Uma cidade rodeada por pequenas cidadezinhas muito charmosas, como por exemplo, Albinea e Quattro Castella, próxima também a Parma e juntas compõem uma região que deu origem ao famoso Parmigiano-Reggiano. 

Reggio Emilia é o berço do método de ensino Reggio Emilia Approach,  que fez com que as pré-escolas da região se tornassem famosas no mundo inteiro, o método consiste em linhas gerais na hipótese  que a criança é um “sujeito de direitos” e produtor de conhecimento e o processo de aprendizagem ocorre automaticamente, dentro de uma rede de relações sociais entre a criança, os educadores e da família.

1-asilo-mario-cucinella-guastalla

Esta escola, que fica em Guastalla, Reggio Emilia, é publica, foi projetado pelo bolognese Mario Cucinella, foi considerada recentemente a melhor do mundo para crianças de 0 a 3 anos. Foto: Moreno Maggi

Recomendo uma visita a Reggio Emilia,  para quem quer viver a Italia como os italianos, é uma cidade extremamente simpática, aberta a diversidade, em Reggio você vai ver mais emigrantes integrados a vida local, crianças brincando pelas ruas, a bicicleta é  o meio de locomoçao mais usado, a comida é um capitulo a parte, meu Deus como se come bem nesta cidade!!!

Minhas 10 recomendações para uma viagem dos sonhos em Reggio Emilia?

1– Passear por suas praças e ruas pequenas que mais parecem um grande corredor

Curtindo a Italia - Reggio Emilia

2– Se for primavera ou verão, passar horas sentado na Piazza  Fontanesi, o coração moderno  e elegante da cidade… é inverno? Não tem problema, são dezenas de restaurantes que rodeiam esta Piazza!!

Curtindo a Italia - Reggio Emilia

Foto feita no ultimo sábado, as cores do outono ja iniciam aparecer!! Amo!!

3– Visitar a  Basílica de San Prospero, que tem vista para a praça com o mesmo nome.

Curtindo a Italia - Reggio Emilia

Basílica de San Prospero

4– Visitar o Duomo e logo em frente contemplar a estatua de Crostolo

Duomo_Reggio_Emilia_1

Fachada da catedral, dedicada a Santa Maria Assunta!

5– Fazer um passeio por um pequeno produtor local do parmeggiano, além do passeio ser muito agradável, o queijo que você vai comer nestes locais será uma lembrança para sempre da sua viagem!!!

Exemplo de um pequeno produtor, este fica Roncadella, Via Forlanini 2, os proprietários te atendem pessoalmente, a simpática senhora Mariza e seu filho Corrado.

Exemplo de um pequeno produtor, este é em Roncadella, Via Forlanini 2, os proprietários te atendem pessoalmente, a simpática senhora Mariza e seu filho Corrado.

6– Visitar o  Teatro Municipal di Reggio Emilia, é um teatro reservado a opera e concertos, lindíssimo!! Da uma olhadinha na agenda, quem sabe não consegue pegar um belo espetáculo. click aqui, outro programa é ir a noite apreciar a fontana que fica em frente ao teatro.

Teatro Municipale Reggio Emilia Fontana

Teatro Municipale Reggio Emilia Fontana

7 – Juntar-se aos locais e fazer um aperitivo em “barzinhos” como por exemplo o tradicional Bar Europa, ou no moderninho Prospero!

Curtindo a Italia - Reggio Emilia

8– Comer pizza na Picolla Pedigrotta, presuntos, salames e etc na salumeria san prospero, jantar no Posso e pedir o capeletti di Zuchini com tartufo ( capeletti de abóbora moranga com trufas), maravilhoso!!!!!!!

Curtindo a Italia - Reggio Emilia

Salumeria San prospero – Piazza Fontanesi

A Pizza é maravilhosa e o local super trend!!

A Pizza é maravilhosa e o local super trend!!

9– Visitar Albinea, principalmente sua igreja antiga ( Antica Pieve di Albinea) que fica no topo de uma montanha e tem uma vista maravilhosa… Sou suspeita… casei nesta igreja!!!!

Curtindo a Italia

A igreja no dia do nosso casamento!!!! Fica em cima de uma montanha com uma vista maravilhosa, em dias de neve é um sonho!!!

10 – Caminhar e comprar na Via Emilia, uma rua cheia de lojas italianas, não tem as grandes marcas internacionalmente conhecidas, mas tem muita loja bacana que retrata a moda italiana na sua melhor essência.

 

Via Emilia

Via Emilia

Reggio Emilia possui uma estação de trem moderna, recentemente inaugurada, Reggio Emilia AV, facilmente você se desloca de Roma, Florença, Milão  até ela ou vice e versa, e depois meu conselho é alugue um carro e explore a região, Bologna, Parma, Moderna, Rimini, Maranello (Museu da Ferrari), são algumas das minhas sugestões para a região…

Não gosta de alugar carro quando viaja? Muito fácil se deslocar entre estas cidades de trem!!!click aqui e faça simulação de seu trem no site da trenitalia!

Quer saber mais sobre Reggio ou dar alguma dica aos nossos leitores deixe seu comentário neste post!

Quer um roteiro personalizado para sua viagem nos escreva contato@curtindoaitalia.com.br

Arrivederci!!!

4 Comentários em “Emilia Romagna, a adorável e simpática Reggio Emilia!!!

  1. oi amiga eu adorei ver estes seus documentarios, amei de verdade porque eu estou querendo ir a modena, mais eu procurei informacáo e náo encontrei tanta coisa sobre o que eu queria saber, mais agora estou ciente do que quero, quero saber se voce mora ai, eu estou a procura de um lugar na italia para viver com meu filho de 3,7 meses mais quero olhar as escola para ele se eu vou poder trabalhar tudo isso sou italiana brasileira, ja morei na italia 7 anos agora estou na francia mais quero voltar porque aqui náo me sinto bem por favor me de mais informacáo meu e,mail edy67.br@hotmail.com grazie mile,

  2. Pingback: Carnaval, a terça- feira Gorda!!! - Curtindo a ItáliaCurtindo a Itália

  3. Tenho buscado informações sobre Reggio Emilia, mas tirando o que aparece sobre educação-infantil, não tinha encontrado muita coisa até ler seu blog.
    Já morei fora mas nunca com crianças e surgiu a possibilidade de mudar para Reggia Emilia com minha família, no entanto tenho duas crianças, de 8 e 10 anos e não achei muita coisa sobre a educação nesta faixa etária.
    Você tem alguma informação sobre este assunto?
    Se puder me ajudar agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *