Igreja de San Giovani no Jubileu Extraordinário da Misericórdia

Gente,

Em 13 de março o Papa Francisco anunciou um jubileu extraordinário, o que na prática acontece a cada 25 anos, este ocorrerá 15 anos após o ultimo, que foi em 2000.

Papa Francesco
O inicio será no próximo 08 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição, e concluir-se-á a 20 de Novembro de 2016.
Em Roma as portas santas das 4 igrejas papais serão  abertas para receber peregrinos de todo o mundo, durante o jubileu, basílica de São Pedro, a basílica de São Paulo Extramuros, a arquibasílica de São João de Latrão e a basílica de Santa Maria Maior.

 

DSC_0033

Porta Santa della Basilica di S. Giovanni in Laterano – vista interior- foi fechada pelo então papa Joao paulo II em 2000

No  Calendário Oficial do Evento você tem acesso a todas as informações de datas, audiências Jubilares e em português.

Veja o calendário oficial aqui no site do Vaticano!

Também no site do Vaticano você pode consultar quais as portas santas e quando serão abertas em todo o mundo Click aqui!!

No decorrer deste jubileu vou mostrar para vocês um pouco mais das belas basílicas  de Roma e dos principais eventos que acontecerão durante esta jornada de fé!!

Vamos iniciar pela Basilica di S. Giovanni in Laterano

DSC_0007_2

Vista externa da porta santa que será aberta em 13 de dezembro!

Escolhemos começar pela Basilica di San Giovanni  ( arquibasílica de São João de Latrão), por ser  a mais antiga e a primeira entre as  basílicas papais do mundo e entre as quatro basílicas maiores de Roma (todas elas basílicas papais), sendo a mais antiga igreja no ocidente e conhecida por abrigar a cátedra do bispo de Roma

 

Curtindoaitalia-sanGiovani

Vista exterior

A enorme inscrição em latim na fachada diz: CLEMENS XII PONT MAX ANNO V CHRISTO SALVATORI IN HON SS IOAN BAPT ET EVANG.

O texto, fortemente abreviado, pode ser traduzido como “Papa Clemente XII, no quinto ano de seu pontificado, dedicou este edifício a Cristo, o Salvador, em homenagem aos Santos João Batista e João Evangelista” .

San Giovanni foi dedicada inicialmente a Cristo Salvador e somente séculos depois é que foi co-dedicada aos dois outros santos.

Como catedral do bispo de Roma, San Giovanni está acima de todas as demais igrejas da Igreja Católica, incluindo a Basílica de São Pedro. Por isto é chamada de “arquibasílica”, uma honraria única.

A arquibasílica está localizada dentro dos limites da cidade de Roma, mas fora das fronteiras do Vaticano propriamente dito. Apesar disso, ela e os edifícios vizinhos gozam de direitos extraterritoriais como uma das propriedades da Santa Sé de acordo com o Tratado de Latrão de 1929 .

DSC_0009

O altar durante uma missa de domingo!

Em 897, o edifício foi quase totalmente destruído por um terremoto (“ruiu do altar até as portas”). O dano foi tamanho que é difícil hoje em dia discernir as linhas do antigo edifício, que foram bastante respeitadas durante a reconstrução.

Apesar dos percalços, a arquibasílica manteve sua forma antiga, com a nave separada dos corredores duplos por fileiras de colunas e tendo à frente um peristilo rodeado por uma colunata e com uma fonte no meio, um formato antigo convencional que também podia ser visto na Antiga Basílica de São Pedro. A fachada tinha três janelas e estava decorada com um mosaico de “Cristo como Salvador do Mundo”.

DSC_0029_2

A nova fachada neoclássica foi completada em 1735 e removeu todos os vestígios tradicionais, antigos ou basilicais do edifício. A fachada de Galilei, construída à frente da anterior, deu origem a um nártex e sua forma, uma sequência de arcos, dá indícios da planta de uma nave com corredores duplos da arquibasílica, o que requeria que a abertura central fosse mais larga que as demais.

Foto_04 -curtindoaitalia-sangiovanni

 

Galilei conseguiu manter as arcadas idênticas alargando a abertura central através de colunas laterais que apoiam o arco no familiar formato da janela paladiana. Ao projetar discretamente a abertura central e encimá-la com um pedimento que avança pela balaustrada do telhado, Galilei criou uma porta de entrada em escala mais do que colossal, emoldurada por pilastras coríntiascolossais que dão unidade à fachada no estilo introduzido por Michelangelo nos palácios do Monte Capitolino.



DSC_0028_2

 

Alguns poucos restos dos edifícios originais ainda podem ser encontrados nas muralhas da cidade, do lado de fora da Porta San Giovanni e uma grande parede decorada com pinturas foi descoberta no século XVIII dentro da arquibasílica, atrás da Capela Lancellotti. Traços também foram revelados durante as escavações de 1880 durante as obras de ampliação da abside.

Batistério

curtindoaitalia-battisterio-san giovani

Vista externa

O batistério de Latrão é, provavelmente, o mais antigo do cristianismo, considerado o protótipo dos batistérios. Muitíssimo bem preservado, registra, como um calendário, as intervenções ao longo dos séculos. Fica no lado sul da arquibasílica.

Curtindo a italia

Vista interna

 

Escada Santa

 

A Escada Santa (Scala Sancta) é uma escada com degraus de mármore emoldurado por madeira. De acordo com a tradição católica, seria a escadaria que levava ao pretório de Pôncio Pilatos em Jerusalém e que, portanto, teria sido santificada pelos passos de Jesus Cristo durante a Paixão. Os degraus de mármore podem ser vistos através de aberturas nas molduras de madeira. Eles foram transladados de Jerusalém para o Palácio Laterano no século IV por obra de Santa Helena, a mãe de Constantino. Em 1589, o papa Sisto V os realocou para a posição atual, em frente à antiga capela palatina conhecida como Sancta Sanctorum. Parte dos afrescos da parede são de Ferraù Fenzoni.
A abertura da Porta Santa da Basílica di San Giovanni in Laterano  e nas Catedrais do mundo será no dia 13 de dezembro de 2015, acompanhe conosco, 

curtinndoaitlaia-portasanta-san giovani

A beleza e a paz que esta porta transmite são impossíveis de explicar!

Quer vim a Roma e viver o jubileu? Entre em contato conosco, nosso parceiro Enjoy agencia de viagens, tem programado um roteiro todo especial, e se você quiser fazer grupos de peregrinos para visitar Roma neste período, eles podem organizar para vocês dentro da data e orçamento do grupo. Todos os roteiros que forem solicitados via o Curtindo Italia será monitorado por mim pessoalmente. Que este jubileu contribua para a paz no mundo!!!

Contatos:  contato@curtindoaitalia.com.br

Arrivederci!!!

 

 

2 Comentários em “Igreja de San Giovani no Jubileu Extraordinário da Misericórdia

  1. Pingback: Basílica Papal de São Paulo fora da Muralha - Curtindo a ItáliaCurtindo a Itália

  2. Pingback: Porta Santa, como foi minha experiência na Basilica de San Pietro - Curtindo a ItáliaCurtindo a Itália

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *