Porta Santa, como foi minha experiência na Basilica de San Pietro

Gente,

Muitos leitores estão me perguntando sobre o ano santo, principalmente como fazer o percurso das Portas Santas aberta em Roma, outra preocupação constante é com a segurança, então vou contar para vocês como foi a minha experiência!!

Fizemos o percurso de peregrinação à Porta Santa de San Pietro (eu, meus pais e meu marido) no dia 10/12, ou seja dois dias após a abertura pelo Papa Francesco, que foi feita no dia 08/12.

Abertura 08 de dezembro - Papa Francesco

Abertura 08 de dezembro – Papa Francesco

Nossa experiência foi fantástica!! Impossível eu imaginar melhor!!

Os passos que seguimos:

1- Por motivos de segurança todo o acesso é feito de forma controlada, primeiramente você tem que fazer um cadastro no site do vaticano click aqui, o registro de peregrinos, pode ser feito para um grupo ou para uma pessoa, no nosso caso,  fiz um para um grupo familiar, você não precisa especificar todos os dados de todo o grupo, somente do responsável.

porta santa invito

O calendário é o link em laranja da foto!! Eu levei esta foto impressa.

 

2- Quando você faz o registro, tem opção calendário (tem a versão em português, fica fácil de fazer), você deve escolher a data que você quer passar pela porta santa (pode fazer uma inscrição para cada grande evento), na mesma hora você  vai ter a resposta se tem disponibilidade ou não e tera opção de escolher manha ou tarde.

Nota: neste passo eu fiz uma foto da página e imprimir

3- Você vai receber via mail a confirmação  (no meu caso a confirmação não chegou a tempo, então com a impressão feita acima, conseguir ter acesso)

4- Hora de iniciar…  escolhemos ir cedo,  08:00 horas, fomos de carro e estacionamos na Piazza Cavour (não aconselho para quem não mora em Roma), com certeza a partir do seu hotel será facil encontrar o transporte  público mais eficiente ou um taxi.

5- Chegando na Via della Conciliazione você  vai avistar um corredor, que só pode passar peregrino, ao longo deste corredor dezenas de voluntários (identificados com um colete amarelo) vão  perguntar se você tem o convite e irão te indicar o caminho.

Os voluntários são todos devidamente identificados. Foto: internet

Os voluntários são todos devidamente identificados.
Foto: internet

 

6- Chegando na Piazza San Pietro, outro grupo de voluntários vai te abordar e você terá que mostrar seu registro feito no item 2.

16011_roma_la_basilica_di_san_pietro

Em uma manha fria mais ensolarada fica ainda mais linda!!!

7- Depois disto você vai passar pelo detector de metais, aqui vale o mesmo que para os aeroportos!

8- Chegada a Porta Santa, um momento muito especial, de muita paz!!

Entrada porta santa-curtindoaitalia

Chegamos no mesmo momento que outro grupo, mas foi super tranquilo a entrada!!

9- Entrada na igreja (Já entrei inúmeras vezes em San Pietro) mas passar pela Porta Santa, ao lado dos meus pais, marido e com meu barrigão de 7 meses de gravidez, deu um sentido único a este momento de peregrinação.

IMG_0011

10- Já dentro da igreja, aproveitamos para contemplar toda beleza e ir a missa (nas capelas laterais tem missas durante todo o dia, para saber em qual língua que  será celebrada é so ir perto da capela que um voluntário vai te orientar). No horário que fomos, não tinha em português ai optamos em assistir em italiano.

IMG_0008

Pegamos zero de fila, e acredito que isto foi  por escolhermos ir logo cedo!!!

IMG_0007

No aspecto segurança me sentir totalmente confortável, com certeza eu nunca tinha visto tanto controle e tanto policiamento nas ruas vizinhas ao Vaticano, mas nada que me fizesse nenhum tipo de medo, me sentir segura e confortável com o controle.

segurança-curtindoaitalia

Esta foto é da semana anterior,  para dar uma ideia que por toda região do Vaticano você vai encontrar inúmeros carros de policia.

 

Se você é católico e tiver a oportunidade de vir a Roma durante o ano santo, na minha opinião não deixe de atravessar uma das portas santas, a experiência é inexplicável, só é possível sentir!!!

IMG_0010

Até a data de hoje ja foram abertas as portas de San Pietro, San Giovani in Luterano para saber mais click aqui, San Paolo fuori della mura Para saber mais click aqui, a Basilica de Santa Maria Maggiore abrira no próximo dia 01/01/16!!!

Importante: Não tem nenhum custo, a entrada é totalmente grátis! E na minha opinião (olha que sou sempre a favor) é desnecessário guia!

IMG_0004

Um Natal de Fé, paz e muito amor a todos!!!

Arrivederci

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *