Roma – Um Sabor Diferente a Cada Estação

No filme Comer, rezar e amar, Elizabeth Gilbert, interpretada no cinema por Julia Roberts, decide fazer uma viagem, com objetivo de se reencontrar, buscar o prazer da vida, buscar Deus e por fim um verdadeiro amor, a viagem se deu pela Índia, Bali e Itália, tendo como protagonista Roma, onde a escritora descobre prazeres como maravilhar-se pela beleza artística, a comida e o “dolce far niente”. A comida na capital italiana é um culto, e a cada estação do ano, você pode experimentar especilidades capazes de satisfazer o paladar e a alma.

Primavera em Roma

Dia…

Inicia na capital, uma estação onde os primeiros dias quentes começam a dar um ar ainda mais belo sobre esta mágica cidade. O melhor programa para é caminhar pela cidade, os dias ficam longos, com o sol indo até por volta das 20:30 horas e um sabor imperdível são os belos “frullato”.

No Bar Pascucci, vizinho a Torre Argentina, você vai encontrar uma centena de especialidades, acumuladas ao longo de mais de setenta anos. Não deixe de pedir o frappè Monterosa, o frullato Amalfi… Dica: Deixe a dieta em casa J!!!

Noite…

Il maritozzo con la panna

Um doce típico Romano, que é um brioche bem suave, cortada ao meio e cheia de panna. Dizem que é derivado da Roma antiga, era um presente dado pelo namorado a futura esposa, acredita se que por isto recebeu o nome Maritozzo ou os mais maliciosos atribuem o nome ao formato J… De qualquer forma vale a pena experimentar esta maravilha fazendo um passeio por Trastevere. Lá você vai encontrar o Maritozzo que ha 50 anos abri a noite proporcionando uma experiência indescritível!

Maritozzo - Doce típico Romano

Maritozzo – Doce típico Romano

Vem chegando o verão em Roma…

Os dias ficam ainda mais longos e o calor na capital è para fazer qualquer um sonhar por um famoso Gelato italiano…

Evite as cadeias que produz de forma industrial, o melhor mesmo são os produzidos de forma artesanal, que são feitos com frutas frescas e produtos de altíssima qualidade.

Vizinho ao Pantheon tem o Giolitti, onde tudo iniciou em 1890 com um simples laticios, que logo depois foi a “latteria della casa reale” e hoje é uma das melhores gelaterias de Roma. Não se assuste se encontrar um famoso saboreando este gelato dos deuses, o espaço è famoso por ser frequentado por celebridades como Cameron Diaz, Justin Timbelake, Antonio Banderas entre outros .

Outra opção maravilhosa è Ciampini, esta também são mais de 50 anos de história, a tradição do gelato vem sendo passada de geração para geração. As receitas são feitas de forma a pelucliarizar o sabor caracterizante, o de creme, por exemplo, è usado leite biológico, ovo biológico e creme de leite fresco (panna) de altíssima qualidade, e os de frutas, são composto de mais 70% de fruta fresca.

Ciampini Roma

Ciampini Roma

Agora se você quer experimentar misturas mais estranhas e improváveis, o melhor mesmo é da uma passadinha no Fatamorgana, tem, por exemplo, o de abacaxi com gengibre que é de comer rezando!!! Outra opção que amei foi o Riso e vaniglia (arroz com baunilha)!!!

Ahhh… Gelato é o que chamamos sorvete, o nosso picolé aqui é conhecido como giacholo. Outra delícia conhecida aqui é a granita ou granata que é como se fosse um picolé de fruta triturado em um copo… mais ou menos isto, experimente e depois me conta se tem alguma descrição melhor…

Bom, vamos deixar o outono e o inverno para os meses pós-calor… por agora deixo o endereço dos locais citados…

Ahhh e não esqueça, se você experimentar me conte como foi…

Pascucci – Via di Torre Argentina, 20- www.pascuccifrullati.it

Il Maritozzaro – Via Ettore Rolli, 50

Giolitti – Via degli Uffici del Vicario, 40 – www.giolitti.it

Ciampini Roma – Piazza San Lorenzzo in Lucina 29 – www.ciampini.com

Fatamorgana – Piazza degli zingari 5/ Piazza San Cosimato/ Via Roma libera, II/ Via Bettolo, 7 – www.gelateriafatamorgana.it

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *